Aqui tem Vargas!

AQUI TEM VARGAS!
O blog como já explicamos, é o nosso trabalho de História e com ele teremos de apresentar um tema... O nosso é ERA VARGAS!!
Bem, como todos já sabem, Getúlio Vargas foi um dos Presidentes do Brasil. E com este blog vamos discutir e falar um pouco sobre como ele chegou ao poder, o que ele fez pelo nosso país, como o Brasil participou da Segunda Guerra Mundial, como o país encarou a Crise de 1929, que abalou o mundo Capitalista, vamos falar também, como o Brasil enfrentou os movimentos comunistas, greves, passeatas entre outros!
Tudo isso vai ser explicado aqui por meio de postagens explicativas feitas pelos próprios componentes do grupo!
Muito obrigado pela atenção!

domingo, 7 de agosto de 2011

Queremismo e Lei Anti-Truste

Nas eleições presidenciais concorreram 3 candidatos:

  1. General Eurico Gaspar Dutra (pelo PSD e PTB), contava com o apoio de Vargas.
  2. Eduardo Gomes (pelo UDN) 
  3. Engenheiro Yedo Fiúza (pelo PCB)
No decorrer da campanha eleitoral, Vargas fazia um jogo político incerto. Aparentemente, apoiava o general Eurico Gaspar Dutra, mas estimulava um movimento popular que pedia sua permanência no poder. Era o chamado QUEREMISMO, palavra derivada dos gritos populares de "Queremos Getúlio!" O queremismo era apoiado pelos membros do PTB e do PCB.
Aproveitando esse momento de prestígio popular, em junho de 1945, o governo decretou a Lei Anti-Truste, que limitava a entrada de capital estrangeiro no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário